terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coisas que eu não gosto...

Não gosto quando as pessoas criticam a minha religião. Religião e política são sempre dois assuntos muitos frágeis e pessoais. Podemos não nos identificar totalmente com nenhuma mas temos sempre mais tendência para uma do que para outra.
Não gosto de comentários do género "Tu acreditas em Deus mas a tua religião faz isto e aquilo". E por isto e aquilo pode ler-se "proíbe os contraceptivos, é contra o aborto, é contra o divórcio, é contra o sexo antes do casamento, não aceita a homossexualidade..." and so on.
Para as pessoas que têm este pensamento retrógrado digo apenas que a Igreja não é isto. A Igreja é muito mais e só quem a vive consegue perceber. A Igreja são os domingos de manhã e as sextas-feiras à noite. São os encontros, as reuniões e os ensaios. É a união, a solidariedade e o sentimento de que juntos somos um. É o saber que, juntos, podemos mudar o mundo e fazer um esforço para realmente o mudar. É saber que a Eucaristia tem mais gente porque há mais jovens a cantar, a animar, a sentir e a ser Igreja. É a alegria de cativar mais um. É as mãos dadas e os sorrisos a cada oração, a cada lágrima, a cada despedida e a cada reencontro. Mas isso vocês nunca vão saber, nunca vão sentir e nunca vão ser.
A Igreja Católica é das poucas religiões (senão mesmo a única) que não proíbe nada que interfira na nossa vida extra-Igreja... há religiões que proibem comer carne, beber alcool ou deitar depois das 3h da manhã. Há religiões que proibem festejar, trocar presentes de aniversário ou cantar o hino. Há religiões que proibem votar. A minha religião dá indicações... sugere directrizes, mas ninguém é expulso da minha Igreja por fazer sexo com quem quiser, usar preservativo ou, se não o usar, fazer um aborto. Na minha paróquia, há catequistas mães solteiras e divorciadas e são tratadas como iguais. Na minha paróquia um jovem assumiu-se agora homossexual. So what? É um dos nossos...
Para quem ainda pensa que a religião é o sexo proibido, os contraceptivos, o aborto e a homossexualidade digo-vos que ainda estão mais atrasados que a própria Igreja.
É verdade que ainda há muito a mudar. Mentalidades sobretudo. É verdade que ainda há padres antigos, com mentalidades que não acompanham a evolução do mundo. Que o Papa (que eu adoro!) às vezes mete os pés pelas mãos e não tem bem noção de que as suas palavras são ouvidas e podem influenciar muita gente... mas, meus queridos, o Papa tem 84 anos... a idade dos meus avós... Qualquer avô pensa como ele. É um senhor que pensa de acordo com a sua geração!
A minha Igreja é uma Igreja de escolhas... onde cada um pode ser o que quer. E eu luto para cada dia essas escolhas serem ainda maiores, mais livres e mais espontâneas... Cabe a cada um de nós mudar um bocadinho o mundo. Eu mudo o meu, naquilo que posso e com as ferramentas que tenho!


7 comentários:

Dina disse...

Este é um tema bem polémico. Mas no geral concordo contigo!

M.M. disse...

:) O problema é que muitas pessoas em vez de lutarem para tornar esta Igreja melhor, viram as costas só porque algumas opiniões ainda são antigas... mas a Igreja está a mudar... se a Igreja for uma Igreja jovem, a mentalidade também será jovem e actual :)

Ana FVP disse...

Gostei tanto de ler este teu post. Cheio de personalidade e de ideias fortes. Gostei de ver as coisas da tua perspectiva. Fizeste-me pensar de outra forma...

M.M. disse...

Obrigada! :) significa muito para mim a tua opinião :)

Kuski disse...

Adorei ler este post :) obrigado por me recordares de uma forma tao intensa o que já vivi e participei :)

MA disse...

Parabéns por ter a frontalidade para escrever este texto num lugar publico!
A minha Igreja, é como a sua, a cima de tudo livre, cheia de perdão e principalmente baseada no Amor! Mas a minha igreja é feita de homens e os homens erram... por isso a igreja tem tantos defeitos!
Só não concordo na parte em que refere que o Papa é retrogrado. Para mim tudo aquilo que o Papa diz tem inspiração de Deus! Nós não queremos um Papa que nos diga que sim a tudo... Como não queremos um Pai que nos diga que sim a tudo. Nós queremos um Pai (Deus) e um Papa que nos ensinem a ser melhores e qual o melhor caminho para o atingir, mas que nos perdoem sempre que nós falharmos e nos aceitem tal qual nós somos. Nós somos os filhos que a Igreja tem e não aqueles que ela gostaria de ter. E a nossa sorte é que o Amor do Pai é tão grande que ele nos aceita sempre tal qual nós somos... ainda assim gosta de nos orientar pelo caminho certo e aquele que mais facilmente nos leva à felicidade.
Vale a pena pensar nisto!
Parabéns
MA

M.M. disse...

Felizmente não tenho vergonha de mostrar a minha religião :) e é bom ver pessoas que pensam e sentem como eu! :D


Kuski é bom recordar os momentos que nos fazem felizes... e nunca é tarde para os voltar a sentir! :) Pensa nisso!!


MA eu gosto muito do Papa... vi-o 3x (nas Jornadas Mundiais da Juventude em Colónia, quando veio a Portugal e agora em Madrid novamente nas Jornadas Mundiais)... quando digo que é retrogrado quero dizer que pensa como os meus avós ... alguns pensamentos, na minha opinião, estão desadequados aos dias de hoje, mas compreendo o porquê de pensar assim :)
E concordo contigo que não queremos Alguém que nos diga sim a tudo, mas sim Alguém que nos ame incondicionalmente e nos eduque, como um verdadeiro Pai! :)