sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mea culpa

Nunca fomos especialmente próximos. Às vezes, e sinto-me um bocadinho culpada por pensar assim, é um alívio quando ele não está. Sinto-me também culpada por não sentir a falta dele. Há 2 meses que saiu de casa e a minha vida melhorou substancialmente. Sei que a minha mãe não pensa assim. Que acha uma vergonha e ai o que as pessoas vão pensar e ai que os vizinhos já se aperceberam. Sinceramente, pouco me importa o que as pessoas pensam. Nunca me regi pelos pensamentos dos outros porque esta vida que vivo não é deles, é a minha! Não há brigas nem discussões nem ambiente pesado ou tenso. Agora há paz, harmonia, conversas e silêncios bons. Vivem em casas separadas mas saem mais do que antes. Às vezes quase tenho medo que ele volte e estrague tudo outra vez. A minha querida I. diz que eu acho que a minha família é louca porque não conheço a família dos outros. Talvez tenha razão e não existam famílias normais, mas acho que não é suposto uma família ser e sentir-se assim... mais aliviada, arrisco a dizer, mais feliz quando os outros (ou alguém) estão longe. E por saber que é egoísmo e por sentir-me culpada, nunca tive coragem e verbalizar isto em voz alta.
 
 

4 comentários:

m. disse...

não te preocupes, eu também tenho um 'odio' pelo meu pai, mas vivo com ele e a minha mãe. Caso ela me dissesse que se ia separar, eu dava saltos de alegria.
Claro que gostava de me dar bem com ele, mas suas atitudes não dão e eu já aprendi a viver com isso. (:

M.M. disse...

Obrigada pelas palavras :) sim eu acho que o segredo é mesmo aprender a viver com isso. Um beijinho

Anónimo disse...

Normalíssimo. Qq psicologo te diria que o desejo de paz é legítimo. Como alguém que viveu décadas no outro lado da moeda, tenho a dizer que muito do que podia ter sido na vida não fui por isso (ausência de tranquilidade, permanência de conflito). Quando as pessoas me falavam que tiveram uma vida diferente por viverem com pais separados eu não lhes dizia o bem que isso também lhes fazia, mas sentia-o. Sei que tb deve trazer inseguranças e dores mas julgo que se cresce melhor. Mais equilíbrio e apoio, pois crianças de pais separados tendem a receber uma atenção especial por parte de educadores, enquanto que a de pais casados ninguém liga muito. E depois, se os adultos se separarem, a separação pode resultar num trato mais cordial no reencontro, com mais respeito e atenção para com a mulher e os filhos. Cada caso é um caso mas resumidamente, penso isto. Boa sorte.

M.M. disse...

Obrigada pelo comentário :)
Também acho que uma separação pode ser libertadora para uma família... e é +/- o que sinto agora. Mais vale separados, mas bem (e + felizes) do que juntos e em sofrimento constante.

Mais uma vez, obrigada pelas palavras. Um beijinho